Escleroterapia de cisto renal

Você conhece a escleroterapia de cisto renal e para que ela serve?

Laisson Feitoza

1/23/20241 min read

Volumoso cisto no rim direito em um paciente com quadro de constipação
Volumoso cisto no rim direito em um paciente com quadro de constipação

Os cistos renais são um achado bastante comum nos exames de imagem. Na maioria das vezes, os cistos renais são benignos. Entretanto, alguns cistos renais, mesmo que benignos, podem causar sintomas ao paciente, como dor ou desconforto local, obstrução urinária ou até sangramento urinário (chamado de hematúria).

Nesses casos, o tratamento do cisto renal se faz necessário. Dentre as técnicas atualmente utilizadas, a escleroterapia ou esclerose do cisto renal consiste em uma opção minimamente invasiva, que permite o completo tratamento do cisto e a resolução dos sintomas a ele relacionados, com alta hospitalar normalmente após algumas horas após o procedimento.

Entretanto, nem todo cisto renal pode ser tratado pela escleroterapia, sendo necessária a avaliação prévia do paciente pelo Radiologista Intervencionista. Quer um exemplo? Em alguns casos o cisto renal se comunica com o sistema coletor urinário, o que contraindica a realização do procedimento.

Você tem um cisto renal e ficou interessado nesse tratamento? Marque uma consulta para esclarecer suas dúvidas e ser avaliado!